terça-feira, 2 de novembro de 2010

O que você entende por ternura?

– As leis que movem o mundo material e o mundo moral, degladiam se na tentativa de provar um bem em comum. Um procura as provas, em consideração aos fatos enquanto o outro na Crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais. E, enquanto isso o tempo passa e as teorias de ambas que deveriam a virem a somar em nossa existência, não vem com esse propósito e sim o de confundir.
Se cada uma em seu campo fala sobre a vida, porque as mesmas não promovem a ternura em vez da dúvida que torna as pessoas ásperas e impiedosas com tanta descrença. Em busca de nos encontrarmos em nosso próprio “eu”, devemos ter o conhecimento do discernimento de nossa razão e o senso comum de nossa própria filosofia de vida. Ampliar a compreensão da vida sobre a realidade é a forma para aprender a viver em harmonia com a natureza do ser.
Ternura é ter carinho, e sentir o pesar que em nós desperta a infelicidade (compaixão). Como em um mundo onde pais matam seus filhos, mulheres interrompem o fruto da concepção, homens molestam as nossas crianças, amantes matam o seu amor, irmão rouba irmão, atos atrozes viram hino de louvor, padres viram exatamente o que eles abominam.  É tudo muito desesperador, pois só haverá ternura se cada um tiver consigo o senso de justiça.
O que será que falta no coração e na consciência dessas almas podres? – A vida nos dá certos artifícios que devido aos nossos meios, nos perdemos na busca de nossos fins. Muitos acham mais fácil fazer o errado do que ao complicado e certo. O que falta nessas almas impuras é algo em que acreditar diferentes de classes, cor, sexo, língua e principalmente religião. Não vivera com “a Deus e à ventura”, pois não chegara a lugar nenhum e em lugar nenhum ficara.
Assim como no espaço entre o céu e o inferno há muito mais coisas que imaginamos, entre nós e uma futura ação há varias opções cada uma com o seu conjunto de valores. E, é isso o que diferencia cada um de nós: a nossa capacidade de pensar (refletir). Ao que sabemos desde pequenos praticamos o mal sem saber o que é certo, contudo os nossos tutores nos guiaram ao caminho do bem (ao fazer o certo). E, isso tem que ser resgatado: a família.
E, na família que obtemos os nossos princípios que com o decorrer de nossa existência nos aperfeiçoamos ou nos distanciamos do caminho da verdade. O meio que vivemos influencia intensamente em nossa conduta, porem cabe a nós fazê-lo ou não. Porque saber o que é certo e o que é errado, não é o suficiente. Temos que ter conosco os ensinamentos de Cristo, para isso é preciso acreditar em algo: Deus, o criador do universo.
Ternura é muito mais do que um sentimento que se sente em um romance, entre duas pessoas. É a capacidade de propagar o amor com o próximo, e o de estar sempre disposto a se doar sem nenhum interesse em troca. Mas, para tudo isso se tornar possível é preciso uma reformulação interior e apagar da vida sentimentos como: ódio, a vingança, o materialismo, a ingratidão entre outros..., o alicerce para a mudança esta na capacidade de perdoa.
Para praticar a ternura é preciso estar conectados com os elementos sobrenaturais e os nossos ideais, com a certeza que ninguém estar livre de errar e ser perdoado. E, não há uma alma que não se surpreenda em ser ajudada por uma boa ação inesperada..., viver é tão simples e nem percebemos , assim como o que esta em nossa volta e que praticar o bem, faz bem para alma e reluzem as idéias com a certeza de um futuro melhor.